2016_07_30a08_07 - Peniche Berlengas Coja Piodão - Grande Aventura

Este ano o nosso Acampamento de Verão foi um pouco nómada, o que o tornou muito misterioso, muito divertido e diferente.

Tudo começou dia 30 de julho quando todos juntos partimos de Linda-a-Velha para Peniche, onde ficámos acantonados na sede dos escuteiros.

No dia seguinte partimos para as Berlengas onde passámos dois dias e uma noite espetaculares mas claro sempre com a companhia das nossas amigas gaivotas e cagarras. Nestes dois dias fizemos atividades aquáticas, visitámos um forte lindíssimo e ainda podemos jantar a ver um lindo pôr-do-sol.

Depois de tanta aventura tivemos de voltar para Peniche, novamente para a sede onde tomámos um belo banho e conseguimos ver o último filme dos Hunger Games (o nosso imaginário).

Dia 2 de agosto começámos o nosso dia a fazer uma visita ao quartel dos bombeiros de Peniche e depois de almoço partimos novamente para outro local…fomos parar a Coja, onde ficámos num campo maravilhoso que deu para montar o nosso campo e estava perto de uma praia fluvial onde tomámos ótimos banhos e fizemos grandes atividades.

Para além de todas estas atividades ainda tivemos uma grande surpresa…tivemos a visita dos bombeiros que nos possibilitaram conhecer e andar num camião dos bombeiros e também como é sentir a água que sai da grande mangueira (sim nós conseguimos tomar banho através da mangueira dos bombeiros e conseguimos gastar todo o depósito de água de um camião).

Depois de três dias de actividades aquáticas, jogos, ateliers e "descanso" tivemos aquele dia mais puxado mas também aquele que nunca ninguém conseguirá esquecer. Pois é, dia 5 de agosto tivemos um RAID (caminhada) onde fomos de Coja até Piódão com as nossas mochilas às costas com o essencial para passarmos uma noite e um dia em Piódão.

No dia seguinte, que foi o nosso penúltimo dia de acampamento, fizemos um pequeno jogo que nos levou a conhecer a aldeia de Piódão e que terminou com uma ida a uma piscina mais ou menos natural, que tinha água gelada mas onde também nos divertimos imenso!

Depois de muita brincadeira tivemos de voltar para Coja pois tínhamos de acabar de arrumar as nossas coisas e preparar a nossa última noite de acampamento, pois infelizmente no dia seguinte iriamos ter de voltar para Lisboa. Mas mesmo assim e como temos de aproveitar sempre tudo ate ao máximo, a meio do caminho fizemos uma paragem perto de uma cascata lindíssima (Fraga da Pena) onde tomámos um banho gelado mas que nos soube a todos muito bem!

Chegámos novamente a Coja e arrumámos todas as nossas coisas e desta vez não dormimos nas nossas tendas...para termos mesmo tudo arrumado fomos dormir para a antiga pista de aviões (aeródromo) perto do campo e dormimos no alcatrão! Outra experiência que não vamos esquecer!

Mas como é óbvio e como foi a nossa última noite tivemos o nosso Fogo de Conselho onde também nos despedimos de 6 elementos do grupo, que para o próximo ano não estarão connosco, e por isso fizemos-lhes um pequeno ritual com ovos e pasta de dentes.

No último dia foi a correria de sempre, a arrumar o que faltava…mas ainda demos uns mergulhinhos na praia fluvial, pois estavam mais de 40 graus! Fizémos o jogo/gincana final para abrir o portão do Capitólio com a chave certa (imaginário) e depois almoçámos a feijoada tradicional do último dia.

Foi um acampamento espetacular que penso que nenhum de nós se vai esquecer.

texto escrito por Bacalhau Extrovertido (Maria Fernandes - Patrulha Tigre)

Links de acesso às fotos & videos da Grande Aventura 2016, para poderem desfrutar em família bons momentos de partilha, memória e divertimento aos ver estas fotos&videos em conjunto.

Felizmente ficamos com um registo fotográfico muito rico e esperamos que estas fotos e videos ajudem (e não substituam!) os exploradores a contar a história desta Grande Aventura!