2014_05_31 - LaV - Jogo das fogueiras e perguntas escutistas

Nesta atividade a Expedição 72 esteve a treinar as técnicas relacionadas com as fogueiras. 

As Patrulhas realizaram o jogo "corrida das fogueiras"  onde cada patrulha teve que acender e manter a sua fogueira suficientemente alta para conseguir queimar o sisal que estava pendurado em cima de cada fogueira.

A patrulha Canguru foi a primeira a queimar o sisal usando apenas 1 fósforo para acender a sua fogueira.


No restante tempo da atividade, realizou-se um jogo de perguntas escutistas, colocadas pelos animadores.....onde foram dados muitos pontos !!

2014_05_23e24 - Belas - Acampamento Técnico

O desafio proposto aos Exploradores, para este Acampamento Técnico, foi que cada grupo (conjunto de Patrulhas) executasse durante um dia uma construções 5 estrelas, usando as técnicas que conheciam. Uma das particularidades desta actividade, foi os Animadores da Patrulha Elefante integrarem os vários grupos e participaram também na execução da construção.

Numa semana complicada de testes, ainda conseguimos ter 23 presenças !

Chegámos sexta à noite e a Expedição 72 montou rapidamente as tendas e o exploradores foram dormir+conversar para as tendas, para que no dia seguinte acordassem prontos para fazerem construções fantásticas !

No sábado de manhã, a Expedição dividiu-se em quatro grupos (Touro+Cascavel e Canguru+Lobo uniram-se), através de um jogo que distribuiu o tipo de construção e o animador por cada grupo.




Cada grupo planeou e executou as seguintes construções com a ajuda de um animador:


Patrulha Tigre
Construção: Altar, com a ajuda da chefe Carla



Patrulha Falcão
Construção: Cozinha, com a ajuda do chefe Rafa



Patrulhas Touro e Cascavel
Construção: Torre de vigia, com a ajuda do chefe Miguel




Patrulhas Canguru e Lobo
Construção: Pórtico (+uma torre de vigia), com a ajuda do chefe Toni



 Apesar de dispormos apenas de um dia para as construções, os exploradores fizeram construções fantásticas, com direito até a algumas bolhas nas mãos (de tantas ligações).

2014_05_18 - LaV - Venda porta-chaves na Final Taça Portugal

No Domingo, a Expedição 72 apostou em mais uma campanha de angariação de fundos, com a venda de porta-chaves. Desta vez o "alvo" foram os adeptos do Benfica e Rio Ave que invadiram o estádio nacional com os seus churrascos, piqueniques e boa disposição.

Os exploradores que participaram nesta iniciativa, espalharam-se no meio da multidão vermelha e conseguiram vender TODOS os porta-chaves vermelho-branco!!...os verde e branco não foram tão fáceis de vender e ainda sobraram alguns.

Obrigado novamente ao clã Malato pela iniciativa e ajuda preciosa :)




2014_05_17 - Porta-chaves e Atlier Técnico

Nesta atividade os exploradores da Expedição 72 dividiram-se em pares para praticar para um futuro acampamento técnico (onde os elementos aos pares ou sozinhos terão de montar o seu próprio campo).

O objetivo era fazer um triângulo com três varas (com ligações) e os chefes avaliarem a rapidez, a eficácia e a "bonitez" das ligações.

A Expedição separou-se ainda em dois grupos, de modo a que metade dos pares fossem fazer as ligações e o resto fazer porta-chaves, trocando no fim de cada tarefa.










2014_05_10 - LaV - Mega Assalto ao Castelo

A Expedição 72 passou a tarde a jogar o famoso e pretendido jogo "Assalto ao Castelo".... mas mais evoluído! 


As regram foram: Os Guias saíram da sede e foram marcar os sinais de pista (com um giz de cada cor)  para que os seus elementos conseguissem encontrar a sua base/castelo onde a Vara de Patrulha estava escondida.
Cada elemento da Patrulha tinha um número na mão (0, 1, 2 ou 3) e quando os elementos de Patrulhas diferentes se confrontavam, aplicava-se a regra:
  • 0 ganha ao 3;
  • 1 ganha ao 0;
  • 2 ganha ao 1 e ao 0;
  • 3 ganha ao 1 e ao 2.
Quem ganhava o confronto ficava com o lenço do derrotado e este só podia jogar até que um elemento da sua patrulha conseguisse outro lenço para depois poder dar-lho.




Foram também distribuídos balões de água igualmente em cada Patrulha e no fim do jogo se algum explorador estivesse molhado perderia automaticamente 20 pontos!


 

 As patrulhas a combinar a sua estratégia de jogo







 Enquanto os exploradores jogavam ao "Mega Assalto ao Castelo", os chefes organizavam o trapilho dos porta-chaves para depois serem distribuídos igualmente por cada patrulha.




2014_05_03 - LaV - Vara Fantástica & Promessas

Nesta atividade foram eleitas as 4 Varas Fantásticas:
  • A Vara Fantástica - 500 pontos - Francisco Honório
  • A Vara mais Escutista - 100 pontos - Beatriz Couceiro
  • A Vara "Gadget" - Maria Caneco
  • A Vara Original - Miguel Neto

As Varas de toda a Expedição
 

Os Quatro Vencedores!




 Na missa houve também a Promessa de dois Exploradores:
Francisco Santos e Rafael Silva




2014_05_01 - Parque Nações - São Jorge

No dia 1 Maio (dia do trabalhador) a Expedição 72 participou na actividade regional que celebra o nosso patrono São Jorge.
Este ano o encontro foi no Parque das Nações, onde milhares de escuteiros encheram as ruas e passeios daquela zona ribeirinha.

Os exploradores andaram à procura do dragão e das suas escamas mágicas, através de enigmas e "palavras cruzadas" que os levaram de posto em posto, onde tinham de executar diferentes desafios e jogos !

No final da actividade, reunimo-nos debaixo da pala do Pavilhão de Portugal e participámos na Celebração Eucarística, muito animada e presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente (que também é escuteiro desde pequeno).

A Expedição 72 apostou fortemente na venda dos porta-chaves, que os exploradores foram fazendo em casa, e algumas patrulhas levaram esta tarefa tão a sério (vendendo todos os porta-chaves) que se "esqueceram" um pouco do objectivo final do jogo.